Apresento um dos meus pintores favoritos (Caravaggio)

Caravaggio o artista, mas acima de tudo um Bon Vivant.

Caravaggio

Quando comecei a estudar Arte fiquei impressionado pelo barroco. Impressionado e envergonhado ao mesmo tempo, pq o meu sentido de barroco e romantismo era diferente do Real Barroco e Romantismo. [Me sujei com o preconceito e me banhei com a verdade]

O Mestre Caravaggio viveu de 1571 até 1610 [38 anos]. Morreu jovem por conta do estilo de vida que levava, Caravaggio além de bom pintor, era também um excelente esgrimista e vivia em meio a Duelos. Uma pratica normal e legitimada pelo estado Romano até o final do Séc XIX [no Uruguai foi legitimado até 1980, sendo o último país a banir o Duelo]. Além de Duelos Caravaggio tinha o costume de dormir na cama alheia, atraindo os mais diversos problemas no dia seguinte.

O genial Pintor criou o estilo chamado “Tenebrismo”. Onde fica evidente o jogo de luz e sombra, o fundo inteiro se torna preto e a área de maior tensão da obra é iluminada criando um clima extraordinário, algumas pessoas atribuem a Caravaggio a criação do gênero do terror.

Baco de 1596

Caravaggio como todo pintor da época retratava a MitologiaGrega [para se entender um quadro vc precisava dominar o estudo da história “Unt Pictori Poesis” a pintura e a poesia juntas] e a religião, às vezes a mistura das duas, com a junção do pagão [Grego] e do sacro [Católico], assim como fazia Michelangelo no renascimento [maior exemplo disso é a estátua de Davi, que foi idealizado como um Apolo]. No quadro abaixo podemos ver muito bem isso. A figura do Malvado Eros [Grega], mas representado como o bonzinho Cúpido [Sacro], a maioria dos Santos Católicos foram importados da Mitologia Pagã e modificados a boa imagem Católica.

Amor Triufante 1602 - Junção do Sacro com o Pagão

Vale dizer que Caravaggio tem muito de Michelangelo, o estilo de idealização dos corpos a pintura suave, porém com uma pincelada mais forte. Caravaggio como artista Barroco tinha um grande diferencial, ele usava pessoas da rua como modelo [não se tinha o costume de pessoas posarem em atelies] para seus quadros ao contrário de outros artistas do mesmo período que usava a nobreza como molde.

Por conta disso foi perseguido diversas vezes pelo vaticano, como da vez que foi acusado de usar como molde uma prostituta que morreu afogada, para retratar a virgem Maria em “A Morte da Virgem”.

A morte da Virgem 1605-1606

Seu quadro mais Famoso é Judite e Holoferne, também é seu quadro que causa mais espanto. Este quadro conta à história de Judite uma bela serviçal que teve sua tribo atacada por Holoferne, em uma noite antes de sua tribo ser rendida, um anjo apareceu e falou para ela convidar Holoferne para ir até sua tenda e assim que o tiver em seus braços, ela deveria cortar cabeça de Holoferne e salvar sua tribo [por incrível que pareça está na bíblia].

Judite e Holoferne 1597 - 1600

Temos também Davi com a cabeça de Golias, neste quadro mais simples de Caravaggio vemos o auto-retrato do pintor na cabeça de Golias. Veja a expressão de Repulsa de Davi, que apesar de salvar sua tribo se sente culpado pelo ato.

Davi com a Cabeça de Golias 1609 - 1610

Meus dois quadros favoritos de Caravaggio

A Crucificação de Pedro, apesar do uso do Sacro [tema que eu não gosto muito], podemos ver a genialidade presente nestes dois quadros.

Sinta a expressão de dor no rosto de Pedro e a força emprega na sua musculatura para ser crucificado ao contrário. Na Biblía conta que Pedro pediu para ser crucificado ao contrário, para sofrer mais que Cristo.

A outra é São João Batista, neste quadro apesar de ser Barroco, tem todos os Traços marcantes do Renascimento, como o da figura com o corpo Serpenteado, muito comum em Michelangelo e Rafael, vale destacar a leveza e a força do tecido, dando a impressão de ser cravado em mármore.

Crucificação de Pedro 1600 - 1601 Um dos meus favoritos

São João Batista 1601-1602 - Figura serpenteada de Michelangelo

10 comentários em “Apresento um dos meus pintores favoritos (Caravaggio)

  1. Desi disse:

    o que mais gosto no barroco é o jogo de luz e sombra dos quadros. Sempre me impressiona 🙂

    claro, aceito sim, tu tens msn?

    bjs!

  2. Paradis disse:

    Post super bem feito, aliás um dos melhores do blog até hj! Adorei a resolução e o tamanho das imagens anexadas!!!

  3. são pinturas bastantes perturbadoras neh ferdss…nao sei se conseguiria viver com uma pintura assim em minha casa…chega aser psicotica..ehehe mas sao bbelasss…vc escreveu super bem sbre esta sua paixão viuuu…parabenss
    ahh magou a pessoa?? quero que vc me conte…quando eu entrar a gente conversa sobre isso…se vc quiser e claro…bjoss

  4. Mentira.

    Caravaggio é o meu pintor favorito tambem.

    Na época que morei em Londres rolava uma exposicao ao ar livre dele, com várias obras pela cidade.

    Voce deve gostar da Artemisia Gentilesch tambem…

  5. Nao sei se já te perguntei, mas voce mora em S.Paulo?

    Esta acontecendo uma mostra do Hitchcock.

    E assim… Voce gosta de absinto?

    Bju Fe.

  6. Nao estava sabendo…

    Eu vou amanha no Unibanco ver Educacao tambem. Embora deva ser pesado e triste deve ser muito bom.

    Voce nao respondeu sobre Absinto…

  7. Reciproco…

    Meu ex ficou com minha colecao de vinis de pós punk, dvd’s e vhs. Deu P.T. em um golf que eu tinha pago a vista sem seguro, me pediu um emprestimo sem devolucao de 5 mil e ainda teve a pachorra de ir falar mau de mim pro meu vo de 95 anos…

    Ex bom é ex morto.

  8. Priscila disse:

    “Quando comecei a estudar Arte”
    Você está faculdade de Arte?! Ou começou a estudar por conta própria mesmo?!

    NUNCA tinha ouvido falar dessa história de Holoferne O.o

  9. […] esse do Caravaggio [clique e leia]. Eu gosto de arte. Mas ultimamente não me sinto com vontade de escrever sobre […]

Comente [Vamos dividir um Drink!]